Nós

Conheça nossa história

A implantação do pomar de oliveiras surgiu, literalmente, de um sonho.

Em 2015, começamos um pomar de oliveiras, enfrentando desafios com o solo de várzea. Superamos problemas de drenagem e compactação construindo camalhões e realizando subsolagem.
Em 2022 foram colhidos 54.000 kg de frutas devido a fatores climáticos. Criamos a marca Orvalho do Pampa, buscando oferecer azeite de qualidade e aspiramos a futuras exportações.

Image

Seguíamos nas atividades agropecuárias, quando no início do ano de 2015 pensamos na ideia de implantarmos um pomar de oliveiras.

Primeiramente, escolher a área mais adequada, não foi tarefa fácil, pois o solo de nossa propriedade é tipicamente solo característico de várzea, sendo que possuem naturalmente uma camada de impedimento físico, possui baixa profundidade, baixa capacidade de aeração e drenagem deficiente, sendo estes fatores determinantes para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Logo, uma alternativa para amenizar os problemas de drenagem, seria construir camalhões afim de obter uma leve elevação do solo na linha de plantio, além disso, por se tratar de um solo com uma característica de compactação natural, o mesmo precisaria ser subsolado a uma profundidade de cerca de oitenta centímetros, para que a planta conseguisse ter um crescimento e desenvolvimento radicular adequado, uma vez que a maior parte das raízes permanece a uma profundidade de sessenta centímetros.

Vários drenos superficiais foram construídos no sentido perpendicular à linha de plantio afim de drenar a água acumulada na superfície do solo nas épocas em que ocorrem as maiores densidades pluviométricas.

Image
Image
Image
Image

Nos primeiros anos tivemos muito trabalho e o manejo da cultura ainda encontrava-se difícil, devido à pouca disponibilidade de estudos científicos e práticos na área.

Até porque a olivicultura estava, nesta época, reiniciando no Estado do Rio Grande do Sul. Muitas dúvidas surgiram, mas, aos poucos fomos buscando conhecimentos sob forma de aprimorar o manejo. O pomar hoje dispõe de uma área de 17 hectares localizado em São Gabriel – RS, com as seguintes variedades: Frantoio, arbequina, koroneiki e coratina, todas com a finalidade de produção de azeite.

No ano corrente, de 2022, realizamos nossa primeira colheita, superando os 50.000 kg de frutas com produção de 6.500 litros de azeite.

Image

Assim como outras frutíferas, a oliveira também apresenta alternância de produção, devido a vários fatores ligados a fisiologia da planta, este fato, além da estiagem do ano agrícola de 2022/2023, limitou nossa produção a 29.000 kg de frutas, neste ano optou-se por realizar a venda de toda fruta in natura.

Apesar de termos condições de clima e solo limitantes, as plantas de oliveiras atingem grandes produtividades quando comparadas a outros Estados do Brasil, além de uma excelente qualidade dos azeites produzidos. Fato este o qual deve-se ao terroir específico da Região do Pampa Gaúcho, situado no Estado do Rio Grande do Sul. Durante o período em que as plantas ainda não haviam atingido a maturidade de produção, preocupou-se em criar a marca do nosso azeite e registrar a mesma. Surge, então, a marca Orvalho do Pampa que faz jus ao nome, uma vez que Orvalho, para nós representa algo puro e colhido na sua melhor condição no que se refere a qualidade da fruta, e do Pampa, porque se refere a região do Rio grande do Sul na qual estamos inseridos.
Nosso pomar está cada vez mais vigoroso, ao passo que aprimoramos as técnicas de manejo, principalmente adubação, calagem e tratamentos para manter as plantas saudáveis. É imprescindível obtermos frutos saudáveis para obtermos um azeite de extrema qualidade para que o consumidor disponha de todos os benefícios deste alimento o qual traz consigo uma medicina para tratamento para vários problemas orgânicos, os quais hoje são comprovados cientificamente.

Image
Image
© 2025

Revendedores/Atacadistas

você pode entrar em contato Aquí

Contato

São Gabriel, Rio Grande do Sul

Follow Us